A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/appsistemas/public_html/system/core/Exceptions.php:185)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 672

O fim da era da “comanda no papel” | APP Sistemas

Notícia O fim da era da “comanda no papel”

O fim da era da “comanda no papel”

Comanda Eletrônica garante agilidade e precisão no atendimento prestado por restaurantes e camareiras

Ágil e eficaz. Esses são os adjetivos mais lembrados por clientes hoteleiros ao falar da Comanda Eletrônica, módulo do APP Hotel. O sistema leva tanta facilidade e precisão aos hotéis que é até difícil se lembrar de como era possível trabalhar com a extinta “comanda no papel”, sempre passiva de marcações erradas (ou da falta de anotações) e caligrafias de difícil identificação – problemas que podem ser evitados com uma infraestrutura básica e barata: a Comanda Eletrônica funciona em tablets e smartphones com sistema operacional Android e utiliza conexões wi-fi ou 3G para se comunicar com os terminais dos hotéis (caixa, bar, cozinha, entre outros).

Essa foi a solução que ajudou no crescimento rápido e sustentado da Pousada Recanto Carpe Diem, de Olímpia (SP). Em quatro anos de empreendimento, a pousada aumentou de sete para 33 quartos e começou a experimentar problemas no momento do checkout dos hóspedes, pois itens consumidos no quarto ou no restaurante, por vezes, deixavam de ser contabilizados, levando a diferenças no estoque.

“A possibilidade de configurar a Comanda Eletrônica para lançar as informações por dormitórios e no restaurante foi fundamental para acabar com os problemas de checkout”, relata o proprietário da pousada, Gustavo Freitas. “Com ela, os dados de consumo são enviados instantaneamente para o sistema, economizando tempo e garantindo confiabilidade das informações”.

Outra vantagem do sistema é que pode ser usado pelas camareiras do hotel, conectando a Comanda Eletrônica via Bluetooth a uma impressora portátil sem fio, possibilitando a impressão da comanda para conferência do hóspede.

A adoção da Comanda Eletrônica também possibilita aposentar o velho hábito de espetar papéis de pedidos no balcão dos bares – um hábito nada prático e, muito menos, ágil. “Com a implantação do sistema, conseguimos enviar os pedidos dos clientes diretamente para as impressoras da cozinha e do bar, o que diminui o tempo de espera”, revela Cláudia Benette, coordenadora do Hotel OT, de Três Lagoas (MS). Além disso, o restaurante ganha em lucratividade, uma vez que o garçom, livre da função de ir até a cozinha levar os pedidos, concentra sua atuação na venda de produtos e no bom e rápido atendimento aos clientes.

Cliente APP há 15 anos, o Hotel OT adaptou todos os seus processos aos fluxos sugeridos pelo sistema APP Hotel. “Não conseguimos mais nos imaginar sem ele – todos os colaboradores se adaptam e entendem o sistema com muita rapidez”, atesta Cláudia. “É por isso que, quando a Comanda Eletrônica entrou para o portfólio de produtos da APP, não pensamos duas vezes para adotá-la, pois sabíamos que estávamos fazendo um bom negócio”.


Mais tempo com o bom atendimento!

"Um dos maiores benefícios que a Comanda Eletrônica oferece ao nosso empreendimento é a redução do tempo necessário para lançar serviços extras, o que nos permite oferecer um atendimento ainda melhor ao hóspede. Outra grande vantagem é a agilidade do módulo. Antes, as camareiras elaboravam comandas manuais, de acordo com o consumo verificado no frigobar, que precisavam ser levadas de volta à governança, onde seriam lançadas no APP Hotel. Hoje, com a Comanda Eletrônica, o lançamento é extremamente rápido, proporcionando maior eficiência no checkout. E, no restaurante, a elaboração da comanda e o seu lançamento foram unificados com o módulo, reduzindo etapas e aumentando produtividade" - Scyllas Dellangelica - Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina.